Membros

domingo, 18 de novembro de 2012

Matrícula em creches

Começou a época da busca por uma boa creche para os seus filhos. Como mãe de primeira viagem, me coloco muito no lugar das mães exigentes, pois sou uma. Não deixaria meu filho em uma creche que o colocasse em contato direto com a areia, pois muitas das micoses e doeças dermatológicas acontecem devido ao contato com a areia.

Uma boa creche a meu ver, é aquela que oferece um ensino de qualidade em uma infra estrutura adequada para as crianças e professores. Além disso que ofereça uma alimentação saudável nas horas certas. Que disponibilize profissional de nutrição,  no mínimo, para o acompanhamento das crianças.

Mamães de primeira viagem talvez não imaginam como fica seu coração depois de deixar seu filho pela primeira em uma creche. Mas eu imagino se vou conseguir, deixar meu filho ao vê-lo chorar a minha falta. Mas não tem outro jeito. A licença-maternidade acaba e um sentimento ímpar de tristeza vem acompanhado de incertezas. Como vou deixar meu bebê tão pequenino numa escolinha?

Por  isso a busca de uma escolinha segura, ao seu ver, para seu filho, precisa começar antes do começo letivo, para assegurar a entrada dele em um bom lugar, pois o local poderá ser um espaço de grande desenvolvimento para criança e aprendizado para a mamãe. Já pensou nisso?

 A inserção da criança na creche é um dos momentos muito importantes na vida da criança e da mamãe. É a primeira separação real dos dois, marcando a sua entrada no mundo social. Claro que isso não pode acontecer de forma brusca.

É lá que se dá a iniciação da autonomia da criança. E isso assusta principalmente a mamãe que vê seu filho como um bebezinho incapaz de crescer sozinho, o que infelizmente é comum de ocorrer. Na creche a criança principia a convivência social, começando o processo de amizade, de divisão e colaboração mútua, desenvolvimento da linguagem e de conhecimento do mundo. Brincadeiras entre crianças, normais em creches, contribuem para acelerar o processo de socialização.

 A segurança da mamãe nesse “ritual de passagem” do convívio familiar para o social do seu filho será fundamental. A mamãe segura consegue passar tranqüilidade ao filho quando diz que no fim da tarde virá buscá-lo. A criança verá que isso acontece todos os dias e que a mamãe não vai abandoná-lo.

Quando for embora, não o faça escondido. Isto é muito prejudicial para a criança, que poderá pensar que foi abandonada. Fale que vai, mais volta. Isto dará, com o passar dos dias, segurança a criança. Ela aprenderá que a mãe está deixando ela em um local seguro e que depois virá buscá-la.

Muitas vezes isso não é tão fácil, mas a mamãe não pode estremecer. A criança pequena que ainda não consegue se expressar muito bem verbalmente pode transmitir esse sentimento de separação através do corpo com choro, recusa de alimento ou mesmo ficar doente, isso é normal. Os pais devem favorecer o conhecimento do novo ambiente através da sua presença e mediação com os professores.

A ligação entre a criança e o professor é muito importante e os pais devem facilitar esse contato. A figura materna jamais será quebrada, mas é necessário que haja também uma relação social em que se constitua um vínculo no qual a criança tenha confiança para se desenvolver.


Dicas

Dizer a verdade é sempre importante. Não deixe a criança na creche dizendo que vai ao banheiro e já volta. No dia seguinte seu filho não acreditará em você.

Antes de matricular seu filho na creche, conheça várias e assim decida qual te deixou mais segura para o desenvolvimento do seu filho.

A imunidade da criança pequena ainda não é total. Se as doenças na creche forem muito freqüentes acarretando perda de peso, é melhor deixá-la em casa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário. Assim que possível o retribuirei. Volte Sempre.

Topo da página

Efeito Caindo